Se tem algo que não é fácil é conquistar clientes (conquistar não significa captar).
Recebi uma pergunta no Instagram sobre isso: Cá, como você faz pra captar clientes?
Ainda que eu trabalhe com marketing digital e desenvolva estratégias de venda, captação etc para os nossos clientes, por enquanto quase todos os Jobs da agência vieram por indicações. Aqui, entra um bom networking e posicionamento pessoal, mas quero falar melhor disso depois.
Captar clientes é difícil, eu sei, mas conquistar é mais ainda.
Sabe como a gente tenta conquistar cada cliente?
Começamos por não ter orçamento padrão, com preço fechado. Cada orçamento é feito especificamente pra cada cliente, afinal o perfil, a necessidade, o escopo e as pessoas envolvidas são sempre diferentes. Não estou vendendo uma camiseta...
Além disso, antes de quase todo tipo de orçamento, fazemos reuniões pra de fato entendermos tudo isso sobre quem será nosso cliente. É muito diferente, pra quem avalia a proposta depois, quando a pessoa já te olhou nos olhos, sabe? Não adianta, isso cria uma relação diferente; cria laços e até certa proximidade.
Gosto de ser muito honesta, então não envio o preço e pronto.
Explico!
Quem serão as pessoas envolvidas do lado de cá, qual o processo interno de criação, as possibilidades de processos de aprovação (ao qual nos adaptamos de acordo com a preferência do cliente), os softwares e programas que usamos, a estrutura de pessoas e física que temos... tudo isso mostra o nosso valor e transmite confiança e credibilidade.
Além disso, claro, sempre tentamos atender a todas as necessidades do cliente, mesmo que saia um pouquinho do escopo. Tratamos como “exceção” e atendemos vez ou outra; quando é realmente inviável, sempre nos disponibilizamos a fazer orçamentos extras, mas nunca em um tom “impeditivo”.
E atendimento é tudo, né?
Educação, simpatia, prontidão e abertura são essenciais.
Comentários