top of page

A gente se cobra muito!

A gente se cobra resultados o tempo todo, desde a balança até a conta bancária. E acho que, com a "facilidade" de algumas pessoas viralizarem na Internet, essa passou a ser mais uma cobrança também: as visualizações, os comentários, as curtidas...


E pior do que isso: esses resultados passaram a significar sucesso.


Mas nem tudo que você publicar vai agradar todo mundo está vendo - e honestamente, esse nem deve ser o propósito. Não estou nem falando do ponto de vista de contas pessoais, afinal isso é mais óbvio ainda nesses casos, mas mesmo nas contas comerciais é impossível termos excelentes resultados em todos os posts todos os dias.


Você precisa, sempre, saber o objetivo de cada post.


Você vai fazer posts comerciais, com o objetivo de conversão. Eles devem vender.


Você vai fazer posts mais leves, quem sabe entrando em alguma trend ou trazendo um posicionamento bombástico, com o objetivo de alcance. Eles devem ter um alcance maior que os outros posts e pode ser que viralizem.


Você vai fazer posts conteudistas, cheios de informação, que visam a um engajamento, mas que não necessariamente se dará em comentários e curtidas, afinal, envios e salvamentos são formas de engajamento ainda mais relevantes. Eles devem engajar.


Sabe aquele famoso "cada macaco no seu galho"? É isso! Cada post precisa ter um objetivo claro pra quem vai redigir e pra quem vai criar/gravar/editar. E "não-viralizar" não significa insucesso!!!


Exemplo prático aqui da agência: temos aprox. 1400 seguidores no Instagram. Postamos um vídeo dia 21 de maio que teve 14 envios e 2 salvamentos, ainda que tenha tipo 490 plays. No dia 24 de maio, outro vídeo nosso teve 1183 plays, mas "apenas" 2 envios e 4 salvamentos.


Qual performou melhor?


Depende... Eu queria literalmente alcance no do dia 24, enquanto eu queria literalmente engajamento no do dia 14. Sucesso nos dois - e não viralizei em nenhum.


A sua viralização não pode ser o seu parâmetro de sucesso. Afinal, você é promovido todo dia? Nem por isso você é fracassado.



Comments


bottom of page